Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica a Arte Rupestre

O Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

Objectivos:
O ciclo de estudos integra:

• Um curso de mestrado, organizado em unidades curriculares, que corresponde a 80 ECTS;
• Uma tese final, que corresponde a 40 ECTS.
O programa de estudos do curso de mestrado compreende o desenvolvimento de conhecimentos nas seguintes áreas técnico-científicas: Pré-História (6 ECTS obrigatórios e até 18 ECTS opcionais), Geologia do Quaternário (6 ECTS obrigatórios e até 18 opcionais), Paleoantropologia (6 ECTS obrigatórios e até 18 ECTS opcionais), Métodos e Técnicas (6 ECTS obrigatórios e até 18 ECTS opcionais), Museografia e Didáctica (6 ECTS obrigatórios e até 18 ECTS opcionais), trabalhos de campo e laboratório (8 ECTS) e créditos opcionais a obter em projectos de congressos, publicações e afins (até 9 ECTS). O mínimo de créditos a frequentar em módulos lectivos é de 63 ECTS e o máximo é de 72 ECTS.

 


Para saber mais:

http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/Mestrados/M_-_APHAR/


Mestrado em Técnicas de Arqueologia


Área científica predominante:


Mestrado, Segundo ciclo – Nível ISCED (International Standard Classification of Education): 5 – Nível EQF (European Qualifications Framework): 7, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso: M197
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

Objectivos:

O objectivo principal é formar técnicos na área da arqueologia e do Património capazes de realizar em maneira autónoma as tarefas normalmente exigidas nos trabalhos de campo e laboratórios. Por isso a formação compreenderá bastante aplicações práticas das diferentes metodologias de recolha de dados em arqueologia e património com os instrumentos mais modernos.Os formados serão capazes de elaborar relatórios e projetos.

Para saber mais:

http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/Mestrados/M_-_TA/

  • Maphar-2016
  • plaquette-DYCLAM-1_1
  • plaquette-DYCLAM-1_2