Os serviços educativos do Museu de Arte Pré-Histórica oferecem actividades para todas as fáxias etárias que complementam a visita da exposição, com particular destaque à actividade Encontro com o Andakatu (sessão suportada por didáctica experiemental onde se mostram como se faziam e utilizavam os artefactos expostos na exposição principal).

Nas actividades didácticas baseadas na arqueologia experimental os jovens são confrotados com a lógica da causa consequência da reacção das matérias primas animadas por uma gestualidade emergente de um pensamento que avalia criticamente uma situação criativa, por exemplo escolher e preparar a argila, elaborar o recipiente com a técnica dos rolinhos, dar-lhe uma forma especifica, bruni-lo e finalmente cozê-lo controlando o fogo e a temperatura.

Disponibilizam também a actividade Andakatu vai à escola, actividade que pode ser solicitada, por marcação prévia, por escolas de todo o país e que consiste numa explicação da História da Evolução Humana ilustrada por experimentação didáctica. Os serviços educativos do Museu colaboram permanentemente com as actividades didácticas das férias escolares promovidas pela Câmara Municipal.