Laboratório de Tecnologia Cerâmica

O Laboratório de Tecnologia Cerâmica do Instituto Terra e Memória tem no corpo das suas atividades o desenvolvimento de projetos de investigação em arqueologia e arte em colaboração com arqueólogos, investigadores e artistas.
É também uma ferramenta de apoio às pesquisas dos alunos de mestrado e doutoramento do IPT – Instituto Politécnico de Tomar, bem como colabora com os projetos internacionais associados ao ITM e Museu de Arte Pré-histórica de Mação.
Sediado no edifício dois do Museu de Mação o LTC conta com dois espaços destinados às atividades de investigação, em particular a experimentação arqueológica. Nas suas atividades o LTC tem como suporte os laboratórios do Instituto Politécnico de Tomar, através do LAB-IPT, além das parcerias institucionais com o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (CIAAR), o Centro de Geociências (unidade de I&D da rede FCT) e a Câmara Municipal de Mação.
Missão: Fomentar a pesquisa e oferecer formação técnica aos investigadores e/ou colaboradores da rede ITM, desenvolvendo projetos e ações em artes, ciência e tecnologia, com foco na cerâmica arqueológica e/ou artesanal.
Visão: Ser um centro de excelência em estudos e pesquisas em tecnologia cerâmica.