Missão


A missão do Museu é a de estudar, preservar e divulgar o património cultural situado em Mação, e que se reconhece como uma herança nacional e da Humanidade que é confiada aos maçaenses, nomeadamente promovendo espaços de encontro, de reflexão, de construção de conhecimento e de novos conceitos, e de elaboração de juízos críticos, contribuindo para dinâmicas socioculturais transformadoras, numa óptica de gestão integrada do território, de promoção da aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento territorial sustentável.

Valores


No decurso da sua atividade o MAP identificou vários aspetos chave que considera absolutamente essenciais, porque convergem com a vontade da comunidade maçaense e expressam a dimensão aberta e plural dos seus valores e a sua identidade base. Estes valores ajudam a delinear as distintas características do MAP, guiando as suas decisões, tanto estrategicamente, como na prática.
Os valores base do Museu são a cidadania alicerçada na criatividade, na crítica racional, na coesão social e na participação para a sustentabilidade territorial. O património cultural é uma herança coletiva que testemunha formas passadas de relação entre as comunidades humanas e o território, que atualmente é assumido no quadro destes valores, como referência para a inovação e o futuro.


Visão


O Museu almeja ser referência nacional e internacional na gestão de qualidade do património cultural, com baixo custo e com um projeto ancorado na comunidade local, assumindo-se como incubador de inovação, centro de bem estar, facilitador da sustentabilidade e lugar de coesão social, cujos acervos são permanentemente valorizados pela pesquisa e abertos à apropriação criativa por parte de diferentes utilizadores, através de atividades diversas e numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.
Ao estabelecer a sua visão, o MAP está a delinear o museu que deseja ser e que pode ser, implementando as ações indicadas neste planeamento. Estas ações são coerentes com os valores com os quais o museu se identifica e que podem ajudar a estabelecer os objetivos estratégicos para o triénio 2019-2021.