Laboratórios

LABORATÓRIO DE ARTE E ARQUEOLOGIA RUPESTRE

O Laboratório de Arte Rupestre é uma unidade de investigação focada no desenvolvimento de metodologias de documentação em 2D e 3D de gravuras e pinturas rupestres em diversos contextos, seja em sítios ao ar livre ou em gruta. Temos como núcleo-base de investigação o Complexo Rupestre do Vale do Tejo, um acervo de 7000 gravuras contextualizados numa cronologia desde o Paleolítico Superior até à Pré-História Recente. A equipa do LAR tem colaborado, nos últimos anos, em projetos de documentação de sítios de arte rupestre pintados na Estremadura Espanhola, de sítios no Brasil, na Inglaterra. O LAR desenvolve investigação no âmbito de projetos de caracterização e datação de pigmentos pré-históricos em variados contextos, principalmente ibéricos.

LABORATÓRIO DE QUATERNÁRIO E TECNOLOGIA

O Laboratório de Quaternário e tecnologia é uma unidade de investigação focada no estudo das estratégias de adaptação das sociedades humanas ao seu contexto geológico e ambiental, com particular ênfase nos estudos de tecnologias (lítica, cerâmica, em fibras vegetais e animais, …). O laboratório foca estudos de proveniência das matérias-primas, padrões da sua seleção e transporte, bem como estudo da produção, morfologia, configuração e uso dos artefactos, desde o Paleolítico Inferior até à atualidade, incluindo estudos com Arqueologia Experimental e Etnoarqueologia..

 

Onde estamos

 

  • Largo Infante D. Henrique, 6120-750 Mação
  • Tel: 241 571 477
  • Email: museu@cm-macao.pt 
  • Coordenadas GPS: 39º33’25,33’’N ; 7º59’35,34’’W

COVID-19

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…